20 de julho de 2021

Procon/SE participa de reunião com representante da Senacon em Aracaju

Encontro teve como objetivo apresentar a rede de defesa do consumidor e a troca de informações e experiências a nível local e federal

Os órgãos de defesa do consumidor de Sergipe estiveram presentes em uma reunião conjunta realizada com representante da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que aconteceu nesta segunda-feira, 19, em Aracaju. No encontro, estiveram presentes os representantes do Procon/SE, Procon Municipal, Defensoria Pública, Ministério Público de Sergipe (MPSE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A reunião teve como objetivo apresentar a rede de defesa de consumidor no estado e o intercâmbio de informações tanto a nível local, quanto a nível nacional.

A diretora do Procon/SE, Tereza Raquel Martins, ressaltou o objetivo de atuar em conjunto na defesa dos direitos do consumidor. “A intenção é que consigamos fortalecer essa defesa do consumidor no nosso estado para que as ações sejam coordenadas, específicas e estejam ligadas, realmente, à necessidade do consumidor sergipano. Cada vez que nós recebemos uma demanda diferente, entramos em contato com toda essa rede para prestar um melhor atendimento ao consumidor e chegar a uma resolutividade”, mencionou.

A coordenadora-geral de relações institucionais da Senacon, Ana Cristina, considerou o encontro muito positivo e destacou que a rede de defesa do consumidor em Sergipe está bem constituída e atuando em conjunto. “Estou viajando o Brasil inteiro e essa viagem tem como objetivo conhecer as realidades dos estados e entender quais são as principais questões consumeristas. Eu fiquei muito feliz pelo que vi aqui no estado, pois vejo um sistema unido. Vejo os procons atuando junto, juntamente às outras instituições”, citou.

O coordenador-geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, reiterou o resultado positivo do encontro entre os órgãos de defesa do consumidor locais com a Senacon. ”Recebemos a representante da Senacon trazendo informações a nível federal, conhecendo a realidade dos órgãos de defesa do consumidor do estado e foi possível identificar que essa relação é muito eficiente, com essa proximidade entre as instituições. A defesa do consumidor tem sido tratada de maneira muito exitosa, com resultados positivos e temos alcançado uma credibilidade muito grande perante os usuários do serviço”, enfatizou.

O defensor público do Núcleo de Defesa do Consumidor Rodrigo Cavalcante também considerou como fundamental a reunião dos órgãos locais com a Senacon, também no ponto de vista da troca de experiência. “Foi muito importante a visita da Senacon, pois é o órgão do executivo federal, proporcionando um intercâmbio de informação, trazendo as demandas federais e levando as demandas do nosso estado. A rede conversando e trocando informações é muito importante para fortalecer a defesa do consumidor”, concluiu.

Atualizado: